Início » Notícias

Concílio do Distrito Missionário (album de fotos)

21 de julho de 2011 Um Comentário

Na 6ª feira, 15 de julho de 2010, a delegação formada por Cristiane, Alexandre, Ingrit e Rev. Calvani seguiu viagem para Campo Verde, MT (650 km) a fim de participar da Assembleia do Distrito Missionário. Após o almoço descansamos e nos preparamos para o culto de abertura. Cris ficou hospedada na casa do Rev. Tamaki e Sra. Sachiko, Ingrit e Rev. Calvani ficaram com o casal Leo e Marinês (ele, Ministro-leigo) e Alexandre na casa do Sr. Cláudio.

A celebração de abertura aconteceu à noite, com homilia do Primaz, Dom Maurício de Andrade e a eucaristia presidida pelo Bispo Almir dos Santos. (fotos abaixo)

Sábado (16 de julho) foi um dia de intensas reuniões. Na parte da manhã os participantes se dividiram em grupos. Ingrit participou da reunião da UMEAB, Alexandre da UJAB e Cris participou, como delegada, da reunião conciliar. Após os relatórios de cada Paróquia, os delegados conciliares aprovaram a elevação do status canônico da Capela da Inclusão para Missão da Inclusão, lançando-nos o desafio de, até o próximo ano passarmos à categoria de Paróquia Subvencionada. Houve também a aprovação do elevação do status canônico da Paróquia Subvencionada Phileon em Porto Velho (RO) para o status de Paróquia plena (emancipada). Foi criado o fundo pró-diocese com o propósito de transformar o Distrito Missionário em Diocese Missionária até o próximo sínodo.

No sábado à tarde a plenária reuniu os delegados conciliares com a UMEAB e UJAB. Os jovens decidiram criar um blog e já marcaram sua próxima reunião para Campo Grande (MS). A UMEAB lançou a ideia de organizar a AMAM (Apoio Missionário de Ajuda Mútua) para reunir as forças leigas (UJAB, UMEAB e homens). No encerramento da sessão o bispo Primaz fez as nomeações para o ano eclesiástico, anunciou que o próximo Concílio acontecerá em Campo Grande (julho de 2012) e foi cantado com muito júbilo o Gloria in Excelsis por todos pela primeira Paróquia emancipada do Distrito e pela Missão Organizada da Inclusão em Campo Grande, MS.

Após o jantar (yakisoba) houve um ofício de Oração Vespertina dirigido pelo Rev. Calvani, seguido por confraternização.

A manhã de domingo marcou o encerramento do Concílio. O salão da Paróquia da Anunciação estava repleto, pois além dos delegados conciliares, vieram comitivas de episcopais-anglicanos residentes em cidades próximas (Lucas do Rio Verde, Rondonópolis e Cuiabá, todas em Mato Grosso). A homilia foi dirigida pelo Bispo Almir dos Santos e a celebração eucarística presidida pelo Bispo Primaz, Dom Maurício Andrade. Após a homilia foi renovada a carta de instituição do Ministro-leigo Leo Aguiar (Campo Verde, MT) e recebidos os três primeiros ministros-leigos de Campo Grande (Cris, Ingrit e Alexandre). Conforme os Cânones Gerais (Cap. III), o ministério-leigo é um ministério de caráter especial, exercido por pessoas em plena comunhão com a Igreja, devidamente preparadas para tal e admitidas oficialmente pelo bispo ou autoridade eclesiástica da diocese. A celebração foi abrilhantada com a participação do Coral de Sinos, formado por crianças e jovens da Paróquia da Anunciação. Houve também o descerramento da placa comemorativa dos 10 anos da Paróquia da Anunciação, com uma homenagem à Igreja Anglicana do Japão que colaborou na construção do salão paroquial. Todos então puderam saborear o churrasco preparado por nossos anfitriões.

Retornamos na parte da tarde a Campo Grande, animados e felizes pelas vitórias alcançados e os desafios que temos pela frente. O único contratempo foi a quebra da correia do alternador do carro do Rev. Calvani, já no domingo à noite em Rio Verde. Paramos em uma borracharia e auto-elétrica, mas não foi possível realizar o conserto. Porém, para nossa alegria, pudemos contar com a disposição e solidariedade de um irmão  que percorreu no domingo à noite os 200 km que separam Campo Grande de Rio Verde apenas para nos buscar. Isso realmente é Igreja! Na 2ª feira, o Alexandre voltou a Rio Verde com o Rev. Calvani para arrumar o carro.

Somos gratos a Deus pela vida de todas as pessoas que até o momento têm colaborado para que a Missão da Inclusão seja uma realidade. Que Deus abençoe a todos e a todas.

Por tudo o que vivemos, Gloria in Excelsis Deo - Gloria in Excelsis Vivaldi

Um Comentário »

• Alexandre Bruno de Souza da Silva disse:

Rev. Padre Carlos Eduardo e Comunidade.
    Com certeza os dias 15, 16, 17 e 18 de Julho ficarão gravados em nossos corações, pois Deus nos proporcionou convivência e espiritualidade e confiantes temos certeza de quando nos tornarmos Paróquia Plena, olharemos para esse registro fotográfico e daremos GRAÇAS A DEUS por cada tijolinho erguido nessa Missão Organizada.