Palhoça’s Bar – quase um “ponto missionário” (Novas fotos)
O Palhoça’s Bar, é um tradicional reduto da boemia campograndense, ponto de encontro de artistas, músicos, poetas e formadores de opinião da cidade. Todas as noites o bar apresenta um estilo diferente. Na 3a feira é noite de “jovem guarda’; na 4a feira é samba e pagode; na 5a feira chamamé, guarânias e polcas (ritmos típicos da cultura local) e na 6a feira MPB antiga (samba-canção, bolero, etc), e no sábado, é a noite do romantismo.
O Palhoça’s está se tornando agora também uma espécie de extensão dos frequentadores da Capela nas noites de 6a feira. Após uma bênção dada no bar pelo Rev. Calvani, o proprietário (“Bicudo”) nos convidou a sempre que estivermos presentes, fazer uma oração, ler um salmo e dirigir uma breve mensagem aos frequentadores. Na noite de 30 de setembro, mais uma vez nos reunimos no Palhoça’s. Keila cantou tangos e boleros, Rev. Calvani leu um salmo, orou e ainda cantou algumas canções.
O grupo que toca às 6as feiras é formado somente por senhores aposentados (advogados, dentistas, desembargadores, jornalistas, arquitetos, professores, etc), vários ligados à Grande.’. Loja.’. e com carisma próprio de incentivar a cultura e as artes. Este grupo já confirmou que estará participando da missa no dia 13 de novembro em nossa Capela, cantando e tocando MPB, antes, durante e depois da celebração. Pierri Adri passará a divulgar as atividades da Capela na Revista Destaque (circulação estadual) e Edson Contar, declamará também no dia 13, no momento da orações, a sua “Ave Maria do Pantanal”, que recentemente recebeu um prêmio da UNESCO.
Seria esse um futuro ponto de encontro para a missão? É preciso compreender que em muitos centros urbanos, é enorme o número de pessoas com resistências a qualquer forma de cristianismo institucionalizado, e não adianta imaginar que voltarão facilmente a frequentar uma Igreja. É hora de a Igreja ao encontro deles; afinal, como diz o poeta, “todo artista tem de ir aonde o povo está”.
Confira fotos abaixo:
Keila (en)cantando
Amém…
Caro irmão e Revdo. Calvani
Graça e Paz
Sabes o quanto admiro teu trabalho em Campo Grande, mas tenho medo que certos modismos como este que hoje apresentas possa realmente elevar o nome da IEAB como Igreja e não venha a transforma-la em uma Igreja do Palhoças Bar’s.
Com todo o meu carinho por ti e teus familiares
Ivaldo+
Querido Rev. Ivaldo,
Obrigado por seu constante apoio e por esse lembrete. Certamente, nosso desejo não é esse, e talvez seja até mais ousado – atingir não apenas o Palhoça, mas também outros lugares, pois há diversos espaços que nunca quisemos ocupar, e ficamos só esperando que as pessoas venham à Igreja.
Aliás, quando chegar o Advento, estamos pretendendo até fazer um momento no Palhoça’s só com hinos natalinos… quem sabe dê certo fazer também em outros lugares.
abraços do amigo,
Calvani
Caro Calvani
“Saiu o semeador a semear”.
Aprendi com o Bispo Sherril que para comunicar melhor as parabolas nós precisamos atualiza-las no tempo de hoje.
Quem sabe hoje diríamos:
“Saiu o proclamador a proclamar.
Ele proclamou a palavra no meio dos que estavam no bar.
Depois proclamou a palavra entre os que estavam na praia.
Passou entre os que estavam nos escritórios trabalhando.
E foi em muitos outros lugares em que ninguém ousou proclamar que Deus ama de igual modo a todos, e disse que cada um deles poderia ser uma boa terra para ali a Sua Palavra germinar.
Só dependeria de uma decisão pessoal, do encontro de cada um deles com Deus.
Aí, então, Aquele que tem o dom da vida faria a semente germinar, pois esta tarefa não era do Proclamador.”
A ação primeira tem que ser a de “sair”
Bom ânimo e vontade de sair.
Que Deus te abençoe.
Carlos José
Caro colega
Como já te disse antes, essa experiência de vocês em Campo Grande é um ótimo exemplo daquilo que é a igreja emergente. Se o povo não vai à igreja, a igreja vai até o povo, não para fazer proselitismo, mas para criar comunidades, construir relacionamentos nos moldes de Jesus. Na cidade do Cabo, no mês de Dezembro os djs nos bares à meia noite começam a tocar um ou dois hinos natalinos, isso é influência do anglicanismo onde não há espaço para a dicotomia entre sagrado e profano, mas em tudo podemos fazer aquilo que é bom emergir. É hora da igreja sair desse mosteiro que ela própria criou, e seguir o exemplo de Jesus que passou o seu ministério construindo comunidades e relacionamentos em lugares, e com pessoas consideradas muitas vezes “inapropriadas”. Hora de resgatarmos aquele velho lema da IEAB “Igreja a gente vive!”.
Grande abraço e conte com o nosso apoio!
Rev. Mário Ribas
Querido Calvani, não vou escrever muito nem te enviar elogios.Mas quero tre dizer que me fez muito bem tudo isso que está ocorrendo, e estás dando uma oportunidade para os anglicanos serem relevantes aí em Campo Grande. Eu vou melhorando e me preparando para servir ao Senhor como Ele quiser. Um abraço a todos, tríplice e fraterno, com orações pelo ministério aí.
Bispo Jubal
CAro Calvani,
Encantado estou pelo teu esforço de levar a igreja até aonde o povo está. Você me entusiasma. Que outros casos como o do Palhoça Bar se multipliquem. Aí vejo missão no futuro,pois as formas tradicionais de nossa vivência e apresentação estão ultrapassadas.
Abraços do bispo +Glauco
Adorei a idéia. As fotos mostram a alegria de todos ao se reunirem de forma despojada e ainda sim buscarem a fé em Deus.
Gostaria de estar aí junto de voces.
beijos
Caro Rev. Calvani, paz e bem!
Nós, Paróquia São Paulo Apóstolo, estamos mergulhados exatamente na área mais “agitada” de Santa Teresa.
Próximo de nós há vários bares, “pubs” e lojas de artesanato. Como vocês, marcamos nossa presença em meio à multidão de jovens que passeiam por aqui nas noites de quinta, sexta e nos finais de semana.
Mantemos nosso templo aberto e é impressionante a quantidade de pessoas que entram para ORAR, com muito respeito e reverência pelo espaço sagrado.
Como vocês, percebemos a simpatia das pessoas para com a Igreja, mas também o receio de vinculação institucional. Esse fenômeno começa a ser observado em vários grandes centros urbanos no mundo.
É hora da Igreja rever seus paradigmas sobre “membresia” por exemplo, além de outros paradigmas que já foram úteis para a Missão, mas hoje são inadequados.
Que Deus siga abençoando ricamente o ministério de vocês.
Rev. Luiz Caetano, ost+
Pároco de São Paulo Apóstolo
Santa Teresa, Rio de janeiro, RJ.
Parabéns, querido irmão!
Fiquei super feliz com essa notícia!
É a Igreja indo ao povo!!!
Revda. Jocineia Saldanha Perpetuo
(Rio de Janeiro)
Querido amigo e professor, Rev. Calvani, parabéns pelo trabalho e parabéns por esse espaço que surge também não somente como ferramenta para divulgar a presença da igreja Anglicana em Campo Grande, mas também para a evangelização.
Sou um grande entusiasta e profundo admirador do teu trabalho e da tua pessoa. Você é homem de brio e caráter, ára mim inquestionáveis. Admiro a sua honradez, e tiro o meu chapéu para a sua coragem, esforço e tenacidade.
Faço minhas as palavras do nosso amigo, o Rev. Caetano, quanto à rever os paradigmas da igreja, principalmente sobre membresia.
Continue firme na missão que o Senhor lhe concedeu. A minha oração é para que o Altíssimo continue abençoando sempre e cada vez mais o seu trabalho, ministério, pessoa e família.
O Senhor te abençoe e te guarde, hoje e sempre.
Tenha um maravilhoso e abençoado domingo, e uma semana cheia do Espírito do Senhor!!!
Austri (Vitória, ES)
Reverendo, cada vez mais vejo que o senhor põe em prática o que nos disse Jesus: “IDE…” É este o trabalho pastoral que queremos: que o Pastor busque as ovelhas aonde quer que elas estejam!!! Pode ser na casa de Zaqueu; na coletoria de impostos; na casa de Lázaro, Maria e Marta; no fundo do abismo como a ovelha perdida; na festa de casamento de Caná!
Que o Deus de Amor a quem servimos envie sobre o senhor e seu trabalho o “Espírito Santo em porção dobrada!” E que muitos Pastores saiam de suas Sacristias e seus Escritórios onde se acomodam à espera de quem os procure e vão em busca do Povo de Deus! A Palavra é “IDE!!!”… e “A minha Palavra não voltará para Mim vazia!”
Reverendo, ao ficar bem o suficiente para viajar, irei até a Missão, se Deus assim o permitir! Quero “beber nesta fonte” e me colocar cada vez mais à disposição de nosso Deus, para servi-Lo aonde Ele me enviar!
Quero também estar aí em uma 6ª feira para conhecer os “Tios”!!! E juntos cantarmos “para a Maior Glória de Deus!”
Envio ao senhor, à Comunidade e aos tios o meu abraço e orações, mesmo sem os conhecer pessoalmente.
Recebam o carinho e o Amor Fraterno desta que um dia recebeu o Nome Simbólico de ESPERANÇA…
No amor que Jesus nos ensinou,
Berenice.
Em tempo, fiquei comovida com “Nhá Maria, Mãe de Jesus!”
Percebe-se que o autor é um coração cheio de Fé…
Louvado seja Deus!
Berenice.
Deixe o seu Comentário!
Telefone: (67) 3028-3156
Horários de culto:
Todos os Domingos às 10:00
e-mail: paroquiadainclusao@uol.com.br
Notícias por e-mail
Visitas
Links
Arquivos
Tópicos recentes
Mais Comentados
Comentários