Início » Uma Igreja Católica e reformada

Uma Igreja Católica e reformada

A Igreja Anglicana não é uma igreja “nova”, nascida há pouco tempo. Ao contrário, é uma das mais antigas famílias cristãs do mundo, ao lado das tradições romanas, protestantes e ortodoxas

As Igrejas Anglicanas são, ao mesmo tempo, católicas e reformadas, conservadoras e liberais, democráticas (governadas pelo clero e povo) e hierárquicas (dirigida por bispos). Essa ambigüidade causa confusão a muitas pessoas, e só é possível ser experimentada através do conceito de unidade na diversidade.

As igrejas anglicanas são realmente muito diversas. Em alguns lugares é uma igreja antiga, rica e com grandes instituições. Em outros é uma igreja jovem, pobre e ainda buscando sua consolidação. Em cada país a Igreja é autônoma e independente, regendo-se por leis próprias, sem qualquer submissão a um controle central.

Por outro lado, todas as Igrejas nacionais que compõem a Comunhão Anglicana internacional mantêm íntimos laços de afeição e elementos comuns baseados em uma tradição compartilhada que gira em torno do Livro de Oração Comum e do princípio teológico da encarnação. As Igrejas Anglicanas identificam a Sé de Cantuária como seu símbolo de unidade e mantém relações de companheirismo na missão, proclamação e auxílio mútuo. Só é possível compreender a essência do anglicanismo a partir de uma contínua vivência existencial e espiritual com essa grande tradição cristã.

A Tradição Católica

Nossa catolicidade sustenta-se no fato de mantermos a ininterrupta sucessão apostólica do ministério e da proclamação do Evangelho, preservramos as mesmas ordens ministeriais (bispos, presbíteros/padres e diáconos) do catolicismo primitivo, os sacramentos do Santo Batismo e Santa Eucaristia, a liturgia da missa, além de ordens monásticas ao redor do mundo.

A Igreja da Inglaterra (Anglicana) desvinculou-se do controle da Igreja Católica Romana em 1534. Esse rompimento, porém, foi apenas com as estruturas romanas de governo e com a autoridade papal, e não com a tradição litúrgica e sacramental. Essa independência permitiu posteriormente que a Igreja Anglicana efetuasse uma profunda reforma litúrgica, pastoral e administrativa e se expandisse pelo mundo como Igreja legitimamente católica (porém, não-romana) e reformada.

Para maiores informações, confira na outra página um breve resumo da história do anglicanismo

A influência protestante – Por outro lado, a Igreja Anglicana absorveu certas ênfases que considerou positivas dos movimentos reformadores do século XVI, principalmente a autonomia em relação a Roma (somos “católicos anglicanos” e não “católicos romanos”).

Essa independência trouxe benefícios à Igreja Anglicana, tais como a não-obrigatoriedade do celibato para o clero (todos podem casar-se e constituir família), forte ênfase na pregação do Evangelho e um sadio equilíbrio em relação à memória dos santos e à utilização de ícones na liturgia e para a piedade pessoal.

Um dos maiores avanços no século XX foi a ordenação feminina. Em muitos países (inclusive o Brasil), mulheres têm sua vocação plenamente reconhecidas, podendo ser ordenadas ao sagrado ministério como diáconas, presbíteras e bispas.

As Igrejas Anglicanas mantêm firme compromisso com a defesa da dignidade humana.

Entendemos e afirmamos que a verdadeira catolicidade está na inclusão!

• claudemir disse:

Tenho muita vontade de participar da Comunhão Anglicana. Pena que aqui em Fortaleza não existe paróquia, apenas um posto missionário na região metropolitana. Já tive contato,até participei de uma celebração, mas perdi o contato. Gostaria de acolhido pela igreja.

• José Marcos disse:

Olá paz e bem! Mesmo sendo católico romano, sou um profundo admirador do Anglicanismo. Aqui em Natal temos uma paróquia anglicana bem atuante,e sempre que posso participo de suas liturgias. Um abraço a todos e continuemos evangelizando no poder do Espírito Santo.

• Brad disse:

Amo a Igreja Anglicana, mas sou comungante de outra Igreja, pois na minha cidade não Há uma paróquia, infelizmente.

• MAZUK disse:

BRAD onde fica sua cidade? Pode existir uma “Missão da IEAB” aí…