Início » Fé e crenças fundamentais

Fé e crenças fundamentais

As Igrejas da Comunhão Anglicana afirmam sua identidade a partir de quatro pilares conhecidos como “Quadrilátero de Lambeth” e que resumem o que  julgamos essencial a qualquer Igreja Cristã:

A Bíblia – Afirmamos que as Sagradas Escrituras contêm toda revelação necessária para que a humanidade alcance vida plena. Nossa doutrina e liturgia apoiam-se na Bíblia Sagrada.

Todavia a Bíblia é aceita, ao mesmo tempo, como Palavra de Deus (Revelação) e produção histórica e cultural do povo de Israel e da Igreja primitiva. Isso possibilita uma leitura critica adequada à luz da tradição da Igreja, dos estudos contemporâneos e da razão.

Não apoiamos interpretações literais ou fundamentalistas da Bíblia. Não nos fixamos na letra nem em padrões culturais pretensamente absolutos, mas procuramos discernir nas Escrituras o ensino de Deus para hoje

Os Credos – Essas duas declarações doutrinárias escritas no tempo em que o cristianismo ainda não havia se dividido constituem para nós o resumo da essência da fé cristã. As Igrejas anglicanas não têm uma declaração doutrinária que pretenda explicar os mistérios da fé cristã, contentando-se em afirmar e reinterpretar os Credos históricos.

Sacramentos – Somos uma Igreja Sacramental. Professamos o Santo Batismo e a Santa Eucaristia como legítimos sacramentos diretamente ordenados por Cristo e instrumentos da graça salvífica de Deus. Reconhecemos e administramos também os demais ritos sacramentais: Confirmação (Crisma), Penitência (Confissão e Absolvição), Ordenação, Matrimônio e Unção dos Enfermos.

Episcopado – Professamos que a autoridade transmitida por Cristo aos apóstolos e esses aos seus sucessores (os bispos) é, ao mesmo tempo, garantia e expressão da catolicidade e apostolicidade da Igreja. Nossa Igreja é liderada por bispos com sucessão apostólica historicamente comprovada.

(bispos brasileiros na última Conferência de Lambeth – 2008)