Início » Casamentos e bênçãos de união (Fotos)

Casamentos e bênçãos de união (Fotos)

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil celebra o matrimônio entre duas pessoas após cumpridas as seguintes exigências:

- um dos noivos, pelo menos, deve ser batizado em qualquer igreja cristã;

- prova de habilitação para casar de acordo com a legislação civil em vigor;

- proclamas e instrução pastoral com os noivos;

As pessoas divorciadas segundo a lei civil podem contrair segundas núpcias, desde que cumpridas as exigências acima e que o processo de divórcio já tenha sido regularizado.

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil não tem ainda um rito próprio para a bênção de casais em união estável (hetero ou homoafetivos). Essa situação precisa ser refletida pastoralmente, pois há várias pessoas que frequentam a Igreja e vivem maritalmente, em união estável, às vezes até com filhos, mas por diversos motivos (financeiros ou outros), não pretendem contrair matrimônio. Caso semelhante é os das pessoas homoafetivas em união estável. Em ambos os casos, alguns clérigos, quando convidados fazem uma oração pelo casal.

Casamentos

Bênçãos de união estável

A primeira foto é do Revmo. Gene Robinson, Bispo da Diocese de New Hampshire (EUA), junto de seu companheiro, Mark Andrew (a 2a foto é da cerimônia civil). As demais fotos foram extraídas de diferentes sites de dioceses da  Igreja Episcopal dos Estados Unidos, Canadá e da Igreja da Inglaterra:

Abaixo Assinado à Câmara dos Bispos:

A Pastoral da Diversidade Sexual de Goiânia está organizando um abaixo assinado nacional para ser enviado à Câmara dos Bispos. Confira:

Querid@s irmãos e irmãs da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil,

Nós, da Pastoral da Diversidade Sexual da Paróquia de São Felipe de Goiânia-Go (Diocese Anglicana de Brasília), elaboramos uma carta à CÂMARA DOS BISPOS da IEAB, solicitando que os nossos Bispos autorizem que o clero episcopal anglicano realize a Benção de Casais Homoafetivos em União Estável.

Junto à carta vamos anexar um abaixo-assinado de MEMBROS PLENOS e de MEMBROS COMUNGANTES e BATIZADOS que apóiem a causa, especialmente daqueles que desejam receber a benção supramencionada.

Assim pedimos aos irmãos e às irmãs que organizem em suas comunidades abaixo-assinados, somente com assinaturas de pessoas que efetivamente frequentam a IEAB, passem scanner no abaixo assinado e nos enviem por email (aurelio24@gmail.com ou innamoratto@hotmail.com), para que possamos anexar junto à nossa carta.

Haverá reunião extra-ordinária da Câmara dos Bispos na primeira quinzena de novembro especificamente para discutir essa questão da Benção de Casais Homoafetivos e nosso Bispo Primaz levará a carta elaborada por nós em mãos, junto com as assinaturas dos abaixo-assinado, assim temos urgência no recebimento do vosso abaixo-assinado.
Contamos com a colaboração de tod@s!

“…IEAB, NÓS TAMBÉM QUEREMOS A BÊNÇÃO !”

A.B.A.I.X.O A.S.S.I.N.A.D.O:

“até mesmo os cachorrinhos que ficam debaixo da mesa comem as migalhas do pão que as crianças deixam cair” (Mc. 7,28)

NÓS abaixo assinados (as), homens e mulheres, cidadãos (as) brasileiros(as), anglicanos (as), agora reconhecidos (as) perante o Supremo Tribunal Federal (STF), que nos autorizou a contratarmos a Escritura Publica de União Estável entre Pessoas do Mesmo Sexo, garantindo assim os mesmos direitos e deveres de família que os casais heterossexuais já constituíam, a partir desta modalidade civil de união, viemos mui respeitosamente, através deste instrumento de abaixo assinado, REIVINDICAR da Câmara dos Bispos da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), a quem é atribuído o “Jus Litúrgico”, a autorização para que possamos, no contexto das comunidades anglicanas as quais estamos vinculados (as), receber a BÊNÇÃO PARA UNIÃO ESTÁVEL DE PESSOAS DO MESMO SEXO, tendo em vista não haver ainda qualquer regulamentação canônica para tal possibilidade de união civil.

Entendemos que esta reivindicação vai ao encontro da adequação à legislação brasileira, conforme o Capítulo Um, Artigo Primeiro, da Constituição da IEAB, onde se diz que ela “é parte da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica de Cristo, estabelecida no Brasil por prazo indeterminado, em conformidade com as leis do país”.

NOME Nº DOC MISSÃO/PARÓQUIA DIOCESE

• MAZUK disse:

Rev. Calvani, Você e o Rev. Elias, são verdadeiramente Pais. Obrigado por tamanha consideração para conosco, carinho, atenção, e amor fraterno, nós que vivemos (por enquanto) à margem da sociedade brasileira, estavamos como um rebanho sem pastor… Deus sabe o quanto somos gratos por existir pessoas como vocês. Sem jamais esquecer do nosso primaz Dom Maurício que corajosamente se pronuciou como um profeta indignado por tanta omissão em relação às pessoas homoafetivas. Obrigado querido irmão.

• Capela da Inclusão – Campo Grande/MS » Arquivo do Blog » Ser anglicano também é isso… disse:

[...] Casamentos e bênçãos de união (Fotos) [...]

• Rev. Bruno Almeida disse:

Rev. Calvani, e a Capela da Inclusão, estão de parabéns pela coragem pastoral, Deus continue os abençoando ricamente. E nossas irmãs Vanessa e Josi, que a união de vocês seja um testemunho do amor de Deus por nós.